Cursos e atividades formativas ofertadas pela EFS

A EFS em seu processo de conscientização, educação e formação política junto aos trabalhadores, apresenta um conjunto de atividades, estudos, vivência e formação a partir dos conteúdos de caráter classista, anti-capitalista e socialista.


1) Cursos, palestras e atividades de conscientização e educação política de trabalhadores

Estudo, vivência e formação a partir dos conteúdos de caráter classista, anti-capitalista e socialista a ser oferecida. Análise da composição da classe trabalhadora em seus mais distintos meios, na cidade e no campo, com fins de contribuir para que os diferentes segmentos populares atuem criticamente em sua práxis societária, ou seja, no lócus de tensionamentos entre o Trabalho versus o Capital, além de ampliar as possibilidades de constatação dos refinamentos ideológicos, estruturais, condicionantes e intimidadores que prejudicam a ação revolucionária dos(as) trabalhadores(as). Tem-se em vista a oferta dos seguintes eixos/cursos:

Eixo Formativo I - Funcionamento, Contradições e Conflitos da Sociedade

O funcionamento da sociedade I;
O funcionamento da sociedade II.

Eixo Formativo II - Realidade Brasileira e Luta Social

A atual sociedade brasileira e seus trabalhadores: sociedade, economia, política e cultura: Brasil hoje;
política classista e as questões de gênero, etnia e orientação sexual.

Eixo Formativo III - Análise de Conjuntura e Comunicação

Análise de conjuntura;
Linguagem e comunicação.

2) Cursos, palestras e atividades para militantes sindicais e populares

Estudo e formação político-sindical e popular, de caráter classista e socialista, tendo em vista a formação de militantes com potencial para criar e consolidar movimentos e trabalhos de base, nos locais de trabalho e de moradia, tendo em vista a atuação em movimentos sociais que se orientem pela perspectiva de fortalecer entidades e movimentos e que se articulem a partir da relação direção-base-massa. Tem-se em vista a oferta dos seguintes cursos:

Eixo Formativo I - História das Lutas Operárias e Populares

História do movimento sindical e popular internacional;
História do movimento sindical e popular brasileiro;


Eixo Formativo II - Concepção e Práxis Sindical e Popular

Concepção e prática sindical em debate;
Planejamento do trabalho no movimento de massas;
Imprensa e comunicação sindical e popular;
Política e gestão de entidades e movimentos sindicais e populares.

3) Cursos, palestras e atividades para formação de militantes e de monitores/educadores populares

Estudo e formação teórica, política e cultural, de caráter classista e socialista, tendo em vista formar militantes e, no âmbito destes, monitores e educadores populares, na perspectiva da formação de intelectuais orgânicos na forma de educadores, lideranças e dirigentes que formem/eduquem e que sejam formados/educados como e pela classe trabalhadora. Deve-se atentar para as mediações necessárias, tendo em vista que a orientação dos cursos e atividades estão orientadas aos militantes e aos monitores e educadores. Tem-se em vista a oferta dos seguintes cursos:

Eixo Formativo I - Teoria, Economia e Filosofia Marxista

Teoria e política marxista;
Economia política marxista;
Filosofia marxista;

Eixo Formativo II - História da Luta de Classes

Transformações capitalistas, reconfigurações de classe e experiências organizativas dos trabalhadores;
História das revoluções: abordagens com foco nas formações sociais, dinâmicas revolucionárias e experiências organizativas;

Eixo Formativo III - Formação Social Brasileira e Luta de Classes

A revolução brasileira no século XX: formação social, programa e organização política;
Relações entre classe e identidade no tempo presente;

Eixo Formativo IV - Práxis e Educação Popular

Princípios de educação popular;
Linguagem e comunicação;

Eixo Formativo V - Temas Contemporâneos Diversos

Marxismo e psicologia sob a ordem flexível neoliberal;
Capitalismo, marxismo e ciência;
Capitalismo, linguagem e comunicação.

4) Regiões e categorias prioritárias para o desenvolvimento de cursos e atividades da Escola de Formação

A EFS dará atenção especial para o desenvolvimento de cursos e atividades de formação nos municípios e localidades do Estado de Goiás em que ocorrem as concentrações de trabalhadores assalariados vinculados às atividades fabris. Neste sentido, assumem destaque os trabalhadores operários presentes nos municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Catalão, Luziânia, Jataí, Rio Verde e Itumbiara;

A EFS também dará atenção aos trabalhadores assalariados do campo, aos trabalhadores sem terra e aos pequenos proprietários rurais;

Deve-se salientar que a atenção dispensada aos trabalhadores acima indicados não pode comprometer a oferta de cursos e atividades formativas para a juventude e os trabalhadores em geral.

5) Escola de Formação e formação política continuada 

A Escola de Formação deve ter como uma das suas diretrizes de atuação a formação continuada de trabalhadores. Para tanto, para além de domínio de metodologias voltadas para a formação política em diversos níveis e campos temáticos, e de capacidade de estabelecimento de mediações necessárias nos processos formativos, deve se construir como uma organização da sociedade civil que seja capaz 
de manter um amplo círculo de militantes jovens e de trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos nas atividades formativas. Nesta direção, é fundamental:

a) a consolidação dos contatos de jovens e trabalhadores que tenham passado por atividades formativas realizadas;
b) a criação de um Boletim online da Escola de Formação para a divulgação das atividades formativas programadas;
c) a criação da Página da Escola de Formação voltada para apresentação das suas diretrizes e objetivos de atuação, das atividades e cursos ofertados, etc.;
d) a produção de instrumentos formativos audiovisuais que possam ser acessados e discutidos à distância;
e) a estadualização de processos formativos presenciais e semipresenciais;
f) a criação da Roda de Análise de Conjuntura, com eventos dirigidos prioritariamente aos jovens e aos trabalhadores que passaram por atividades formativas realizadas pela Escola de Formação, mediante exposições e debates promovidos ordinariamente a cada dois meses, com resultados sistematizados e disponibilizados na Página da Escola de Formação e demais mídias que a Escola venha a criar para a divulgação das suas atividades.

Anexo I

Curso de Teoria e Política Marxista

Ementa: 

Teoria política e método em Marx, Lênin e Gramsci. Sociedade, Estado e luta de classes. Origens e desenvolvimento das teorias marxiana e marxista de Estado. A construção do conceito marxista de revolução. Revolução e formação histórica e social. Bloco histórico e hegemonia.

Objetivos:

Proporcionar leitura sistemática e rigorosa de clássicos da teoria e política marxista;
Estabelecer mediações possíveis e necessárias entre a leitura de clássicos do marxismo e as realidades do tempo presente;
Concorrer para a formação de militantes com elevada qualificação teórica e política dentro da perspectiva do poder popular e do socialismo. 

Público alvo: 

Militantes partidários e de movimentos sindicais, populares, identitários e de juventude. 

Duração: 

13 encontros de 3 horas (90 minutos para exposição, 90 minutos para debate).

Bibliografia básica:

O Manifesto Comunista (Marx/Engels).
O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte (Marx).
Mensagem da Direção Central à Liga dos Comunistas (Marx e Engels).
Revolução e Contrarrevolução na Alemanha (Engels).
A Guerra Civil na França (Marx).
Lutas de classes na Alemanha (Engels e Marx) e Crítica ao Programa de Gotha (Marx).
Lutas de classes na Rússia (Engels e Marx).
O Estado e a Revolução (Lênin).
Caderno 13 “Maquiavel” (Gramsci).
Caderno 19 “Risorgimento italiano” (Gramsci).
Caderno 25 “Às margens da história” (Gramsci).
Caderno 22 “Americanismo e Fordismo” (Gramsci). 
Bloco Histórico e Hegemonia (Portelli).
Democracia ou Bonapartismo: triunfo e decadência do sufrágio universal (Losurdo).

Anexo II

Curso de Filosofia Marxista

Ementa: 

Apreensão das relações entre hegelianismo e neo-hegelianismo e dos fundamentos do materialismo francês e do materialismo feuerbachiano. Dialética, lógica e método. Alienação e fechicismo. Estética. A concepção materialista da história. 

Objetivos:

Identificar os fundamentos precedentes da dialética materialista histórica;
Apreender aspectos da relação entre dialética e método e entre teoria e práxis em Marx;
Identificar a relação entre mercadoria, alienação e fechismo;
Identificar os fundamentos e bases da concepção materialista da história. 

Público alvo: 

Educadores populares e dirigentes partidários e de movimentos sociais. 

Duração: 

13 encontros de 3 horas (90 minutos para exposição, 90 minutos para debate).

Bibliografia básica:

Engels, Friedrich. “Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã”. In: MARX, Karl/ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Volume 3. São Paulo: Alfa-Ômega, s/d [a], p. 19-207.
ENGELS. Friedrich. “Dialética: quantidade e qualidade” e “Dialética: negação da negação”. In: Anti-Dühring. Segunda edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 101-121.
ENGELS, Friedrich. “KARL MARX – ‘Para a crítica da economia política’”. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas, Tomo I. Lisboa/Moscou: Avante!/Progresso, 1982, p. 534-543.
ENGELS. Friedrich. “Moral e direito: Verdades eternas”; “Moral e direito: a oigauldade” e “Moral e direito: Liberdade e necessidade”. In: Anti-Dühring. Segunda edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 71-99.
MARX, Karl. “Crítica da dialética e da filosofia hegelianas em geral”. In: Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, Abril Cultural, 2004, p. 115-137.
MARX, Karl . “Teses sobre Feuerbach”. In: MARX, Karl/ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. Volume 3. São Paulo: Alfa-Ômega, s/d [a], p. 208-210.
MARX, Karl. “Introdução” e “Prefácio”. In: Para a crítica da economia política. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1978, p. 103-132.
MARX, Karl. “Trabalho estranhado e propriedade privada”. In: Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, Abril Cultural, 2004, p. 71-90.
MARX, Karl.  “A mercadoria”. In: O Capital, livro 1, volume 1, São Paulo: Nova Cultural, 1985, p. 45-78.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. “Origem e evolução da arte”. In: Sobre literatura e arte. São Paulo: Global, 1979, p. 39-103.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. “Feuerbach. Oposição das concepções materialista e idealista”. MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas, Tomo I. Lisboa/Moscou: Avante!/Progresso, 1982, p. 4-75.
Duração: 7 aulas de três horas.
NETTO, José Paulo. “Marx, 1843: o crítico de Hegel.” In Marxismo impenitente. São Paulo: Cortez Editora, 2004a, p. 13-30.

Anexo III

Curso de História do movimento sindical e popular internacional

Ementa: 

As origens e a disseminação do movimento sindical do final na primeira metade do século XIX. O movimento sindical encontra a política: cartismo e a luta pela democracia. A Associação Internacional dos Trabalhadores e as perspectivas marxista e anarquista. O sindicalismo marxista, anarquista e católico no século XIX.  A Revolução Russa, a Terceira Internacional e os sindicatos comunistas. O surgimento do movimento feminista e a luta por direitos para as mulheres. Sindicalismo sob crise estrutural do capitalismo: as relações entre fascismo, corporativismo e movimento sindical; e entre Welfare State e sindicalismo “livre”. Movimentos e lutas de 1968 e os novos movimentos sociais. Ofensiva do capitalismo neoliberal, flexível e rentista e crise do movimento sindical e novos movimentos de urgência.

Objetivos:

Proporcionar uma leitura histórica do movimento sindical internacional;
Identificar relação entre movimento sindical e consciência de classe;
Identificar possibilidades e limites das experiências de organização e luta sindical nos estágios históricos do capitalismo;
Desafios da organização e luta sindical na era neoliberal, flexível e rentista do capitalismo. 
Público alvo: Educadores populares e dirigentes partidários e de movimentos sociais. 
Duração: 05 encontros de 3 horas (90 minutos para exposição, 90 minutos para debate).
Bibliografia básica:
ABENDROTH, Wolfgang. A História Social do Movimento Trabalhista Europeu. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
ELEY, Geoff. Forjando a democracia: a história da esquerda na Europa (1850-2000). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

Anexo IV

Curso de Análise de Conjuntura

Ementa: 

O que é conjuntura. Relação entre conjuntura e estrutura. Conjuntura e seus elementos chaves. Fontes para a realização de análise de conjuntura. Conjuntura e ação política.

Objetivos:

Identificar elementos teóricos e metodológicos de análise de conjuntura;
Proporcionar condições de análise e interpretação acerca da conjuntura;
Proporcionar condições de identificação de cenários (sociais, políticos, econômicos e culturais) futuros e de proposição políticas e iniciativas em face dos mesmos.

Público alvo: 

O curso se dirige aos ativistas dos movimentos sindicais, populares e estudantis que assumem responsabilidades diretivas e organizativas à frente dos respectivos movimentos, bem como aos militantes de base de movimentos sociais.

Duração: 05 encontros de 3 horas (90 minutos para exposição, 90 minutos para debate).

Bibliografia básica:

O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte (Marx).
Bloco Histórico e Hegemonia (Portelli).
Claudia Santiago e Reginaldo Carmello de Moraes. Como fazer análise de conjuntura. Brasília, CNTE/Esforce, 2014.

Anexo V

Curso de Linguagem e Comunicação

Ementa: 

Teoria da economia política de Marx na corporalidade; A gênese das intimidações de classe; A produção cultural e esportiva como componentes/disciplinantes da resignação; Teoria marxista das couraças corporais em Reich; Voz oprimida e comunicação revolucionária; Vivências corporais de desbloqueio comunicativo.

Objetivos:

Proporcionar leituras sobre a ideologia, alienação, classe e intimidação em Marx e Reich;
Vivenciar corporalmente os conteúdos problematizadores em Marx, Gramsci e Wilhelm Reich;
.Qualificar a atuação militante para a comunicação em público. 

Público alvo: militantes partidários, de movimentos sindicais, populares, identitários e de juventude. 

Duração: 3 encontros de 6 horas (90 minutos para exposição, 90 minutos para debate).

Bibliografia básica:

A Ideologia Alemã (Marx/Engels).
O Capital- capítulo I –A mercadoria (Marx).
Crítica ao Programa de Gotha (Marx).
Manuscritos Econômicos e Filosóficos (Marx).
Cadernos do Cárcere II (Gramsci).
Escritos Políticos I e II (Gramsci).
Cadernos do Cárcere IV (Gramsci). 
Psicologia de Massas do Fascismo (Reich).
O Combate Sexual da Juventude (Reich).
Materialismo Dialético e Psicanálise (Reich).
Viva eu, Viva tu, Viva o Rabo do Tatú (Roberto Freire).

Anexo VI

Curso Princípios da Educação Popular

Ementa: 

Gênese da educação popular no Brasil; A formação política e a instrumentalização técnica na educação popular; As tendências da educação popular no Brasil; Teoria marxista da educação popular revolucionária; Expoentes da educação popular: anarquistas, comunistas, freirianos e trezianos; Apontamentos didáticos para a educação popular.

Objetivos:

Proporcionar leituras, vivências e aproximações da gênese da educação popular;
Estudar teórica-metodologicamente as principais tendências da educação popular em Freire, Marxistas e NEP 13 de Maio;
Apontar e vivenciar os elementos didáticos para uma educação popular revolucionária. 

Público alvo: militantes partidários, de movimentos sindicais, populares, identitários e de juventude. 

Duração: 6 encontros de 3 horas.

Bibliografia básica:

Os anarquistas: os trabalhadores italianos no Brasil (Edgar Rodrigues).
Os libertários: ideias e experiências anarquistas (Edgar Rodrigues).
Crítica ao Programa de Gotha (Marx).
Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire).
Conscientização (Paulo Freire).
Educação libertária (Roberto Freire).
Cadernos do Cárcere II (Gramsci). 
Psicologia de Massas do Fascismo (Reich).
Ensaios sobre consciência e emancipação (Mauro Iasi).
As metamorfoses da consciência de classe (Mauro Iasi).
NEP 13 de Maio: uma contribuição à formação política de classe trabalhadora (Pitias Lobo).
Da contestação à conformação: a formação sindical da CUT e a reestruturação capitalista (Paulo Tumolo);
A questão política da educação popular (Luis Eduardo Wanderley);
A política da educação não-formal na América Latina (Carlos Alberto Torres);
Pedagogia da Luta (Carlos Alberto Torres);
O aspecto educativo da prática política (Walderês Loureiro).

Anexo VII

Poder popular, hegemonia e transformação social

Ementa: 

História e sentido do temo poder popular. Poder popular como objetivo estratégico na esquerda brasileira e no PCB. Formação social brasileira, poder popular, alianças de classes e conquista da hegemonia. Poder popular e organizações independentes e autonomias dos trabalhadores. Poder popular e emancipação dos trabalhadores como sua obra histórica intransferível.

Bibliografia: Autonomia e Partido Revolucionário (Franco); Conselhos e Democracia: em busca da socialização e da participação (Martorano). Teoria e prática dos conselhos operários (Martorano e Pinheiro); Crise do capital, dominação burguesa e alternativa dos trabalhadores (Maciel e Faria).

Duração: 5 encontros, com 90 minutos de exposição e 90 minutos de debate.

Anexo VIII

Introdução à Crítica da Economia Política

Ementa: 

A Economia Política e a Crítica da Economia Política; Teoria do Mais-Valor; A reprodução ampliada do capital; A tendência à queda da taxa de lucro; a teoria das crises e suas contradições; o novo imperialismo; as contradições do capitalismo contemporâneo.
Bibliografia: Salário, preço e lucro (Marx), Anti-Duhring (Seção segunda: Economia Política - Engels). Capital: essência e aparência (vol. 1 e 2 - CARCANHOLO). Para entender o capital (vol. I, II e III - HARVEY). Economia Política (PAULO).

Duração: 6 encontros, com 90 minutos de exposição e 90 minutos de debate.

Anexo IX

Planejamento e orientação de política de massas

Ementa: 

Elementos de orientação do trabalho no movimento de massas. Princípios importantes para a intervenção no movimento de massas. Elementos orientadores d planejamento do trabalho de massas. O processo de planejamento do trabalho de massas. Normas básicas orientadoras do processo de planejamento.

Bibliografia: Texto básico de organização do trabalho no movimento de massas.  

Duração: 3 encontros, com 90 minutos de exposição e 90 minutos de debate.

Anexo X

Curso de Introdução ao Materialismo Histórico-Dialético

Ementa:

O curso visa refletir sobre os fundamentos do pensamento marxiano e marxista. Para tanto, serão resgatadas as obras de Karl Marx e de Friedrich Engels, sobretudo no que diz respeito aos pressupostos filosóficos e do método de conhecimento adotados por estes autores. 

Objetivos:

1. Introduzir o/a militante nas bases do pensamento de Karl Marx e de Friedrich Engels;
2. Aprender a raciocinar dialeticamente os fenômenos históricos;
3. Compreender criticamente o sentido de materialismo cunhado pelos autores em questão;
4. Preparar os/as militantes para as leituras das obras clássicas marxianas e marxistas, bem como os debates decorrentes de distintas interpretações e erros de leitura.

Público alvo:

Militantes partidários e de movimentos sindicais, populares, identitários e de juventude. 

Material:

Projetor de slides; laptop; caixas de som; quadro e pincéis atômicos; cópias dos materiais das unidades.

Duração:

O curso será realizado em três fins de semana, divididos em unidades. Cada unidade será ministrada pela manhã (de 9h às 12h) e pela tarde (13h às 17h) de sábado e domingo. 

Requisitos fundamentais:

1. É importante deixar claro que o conteúdo contido no programa descrito abaixo será melhor aproveitado se, e somente se, o/a militante assistir e ler todos os materiais previamente estabelecidos para cada unidade;
2. As unidades do programa estão completamente interligadas. No caso de ausência o/a militante não poderá seguir a unidade posterior;
3. Estar com todos os materiais nos dias do curso.

Programa:

UNIDADE I: O que é matéria?

1. Níveis de análise: o físico, o químico, o biológico, o social e o individual;
2. Os seres vivos como animais sociais;
3. Os seres humanos como animais sociais construtores de ferramentas (toolmaking animal) dotados de capacidade teleológica.

REFERÊNCIAS:

TYSON, Neil deGrasse. Origens: A terra nasce. Documentário. 2004. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=7Tysjhg2ZgY>. Acesso em 16 de novembro de 2018.
TYSON, deGrasse Neil. Origens:Como a vida começou. 2004. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2vmoRtMWgYA>. Acesso em 17 de novembro de 2018.
JACOB, François. A evolução sem projeto. In: O darwinismo hoje. (Org.) Emile Nöel. França: Seuil.1979. 
LUKÁCS, György. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Congresso filosófico mundial. Viena. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 1969.

UNIDADE II: Qual concepção de história?

1. Revendo a ideia de história como progresso;
2. A história como processualidade do Espírito humano;
3. A história feita por grandes gênios;
4. A história como luta pela sobrevivência;
5. A história como luta de classes;

REFERÊNCIAS:

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Feuerbach e História – Rascunhos e anotações.  In: A ideologia alemã: Crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. Texto final de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, [1845-1846] 2007. pp.29-78.
MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. V Karl Marx. 1. AD Feuerbach (1845). In: A ideologia alemã: Crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. Texto final de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, [1845-1846] 2007. pp. 533-535.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2º edição. São Paulo: Expressão Popular. 2008. pp. 47-49

UNIDADE III: É lógico! Lógica formal ou dialética?

1. O pensamento lógico formal;
2. O pensamento dialético;
3. A superação do pensamento lógico-formal pela dialética;
4. O singular, o particular e o universal. A categoria da totalidade. Essência e aparência.

REFERÊNCIAS:

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Feuerbach e História – Rascunhos e anotações.  In: A ideologia alemã: Crítica da novíssima filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. Texto final de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, [1845-1846] 2007. pp.29-78.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal e lógica dialética. 5º edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 1991. pp. 236-241.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2º edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio. 1976. pp. 13-65